GUIA ENDODÔNTICO
A tecnologia digital no tratamento de canal (endodontia)
Muita gente tem medo de ir ao dentista fazer uma consulta de rotina. Mas quando se fala em tratamento de canal, esse medo se intensifica. A melhor forma de desmistificar essa técnica, que também pode ser chamada de endodontia, é aprendendo mais sobre o assunto. O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.
Parece complicado, mas não é! Esse tipo de tratamento é feito quando há algum tipo de lesão na polpa do dente, que normalmente causa dores. Outra indicação comum da endodontia é quando acontece algum tipo de pancada no dente e consequente morte pulpar.
Em resumo, apesar de causar medo em alguns pacientes, o tratamento de canal é o verdadeiro herói do dente, evitando que ele seja extraído.
Porém, algumas vezes existem situações que impedem ou dificultam o tratamento de canal. Calcificações no interior do canal é uma delas, não permitindo que este seja inteiramente tratado. Até pouco tempo atrás, em casos assim, não existia outra alternativa senão extrair o dente. Só que agora a Odontologia Digital mudou isso!
Em parceria com a Contraste, o dentista realiza um planejamento cirúrgico digital que prevê a desobstrução do canal com auxilia de uma broca bem fininha. Para ser possível replicar este planejamento em boca, uma guia cirúrgica é gerada e obtida atrás da impressão 3D. Desta maneira, o dentista precisa apenas seguir a orientação da guia para remover a obstrução do canal e posteriormente poder trata-lo normalmente.
Exames necessários:
Tomografia Odontológica;
Escaneamento intraoral.
Serviços necessários:
Planejamento cirúrgico digital;
Impressão 3D da guia cirúrgica.
Tempo de Atendimento na Contraste:
30 minutos.